Entrevista de Desligamento


A rotatividade é um dos problemas que mais assombra as empresas atualmente. Muitos empregados passam por um processo de seleção e são contratados, e a empresa cresce por um lado, mas por outro lado diversos profissionais acabam saindo como se fosse um “canudinho de refrigerante”. Além de custos burocráticos e tributos governamentais também pesam os treinamentos investidos e perda de informações que o empregado leva ao se desligar. A rotatividade é sem dúvida um dos grandes problemas para se crescer e se firmar no mercado.

Por isso, compreender os motivos que tem levado os profissionais a saírem da empresa pode ser um trunfo. Conhecer as dificuldades que estes encontraram na empresa certamente proporcionará a gerência o potencial de gerar mudanças expressivas.


Os custos da rotatividade estão diretamente relacionados com o desligamento de cada empregado e sua substituição por outro. Os custos da rotatividade podem ser calculados através dos seguintes itens: custos com Recrutamento e Seleção, Registro e Documentação, Custos de Desligamento, bem como outros mais difíceis de avaliar como o impacto deixado nos outros colaboradores, as informações levadas à concorrência, o treinamento que poderia ter sido investido em outro colaborador, ações trabalhistas entre outros.


Com a Entrevista de Desligamento é possível conhecer os motivos da saída dos empregados, a opinião do empregado sobre a empresa, sobre seu chefe direto, seu salário e benefícios, horário de serviço, sobre seu relacionamento com a equipe de trabalho, sobre sua percepção de crescimento e progresso dentro da empresa e sobre as oportunidades que este encontra no mercado de trabalho.


Por isto a Entrevista de Desligamento é um processo necessário a todas as organizações que desejam crescer com qualidade diminuindo custos e tornando-se competitivas no mercado. Este é o procedimento que poderá dar subsídios ao setor estratégico para realizar mudanças focais e certeiras.


A DPTotal oferece esse serviço as empresas com a garantia de assegurar todas as informações, atuando de forma ética evitando constrangimento tanto para o funcionário, quanto para a empresa.