Gestão do Desempenho


Da mesma forma como os professores avaliam continuamente o desempenho de seus alunos, as organizações estão preocupadas com o desempenho de seus colaboradores. Em épocas passadas de estabilidade e de permanência, a avaliação do desempenho podia ser feita por esquemas burocráticos e rotineiros. Até então a rotina burocrática era a marca registrada da época. Com os novos tempos de mudança, transformação e de instabilidade, o padrão burocrático cedeu lugar para a inovação e para a necessidade de agregar valor à organização, às pessoas que nela trabalham e aos clientes que dela se servem.

É um excelente meio pelo qual se localizam problemas de integração das pessoas à organização, de adequação da pessoa ao cargo, de localização de possíveis dissonâncias ou carências de treinamento de construção de competências e, conseqüentemente, estabelecer os meios e programas para melhorar continuamente o desempenho humano. No fundo, a avaliação do desempenho constitui um poderoso meio de resolver problemas de desempenho e melhorar a qualidade do trabalho e a qualidade de vida dentro das organizações.

A avaliação do desempenho é uma apreciação sistemática do desempenho de cada pessoa, em função das tarefas que ela desempenha, das metas e resultados a serem alcançados e do seu potencial de desenvolvimento. Ela faz parte das práticas que as organizações adotam para administrar suas operações com excelência.

A Avaliação de Desempenho foi desenvolvida para oferecer subsídios tanto para os gestores de pessoas, para facilitar o gerenciamento de suas equipes, quanto para a empresa, no planejamento de suas ações para melhorar o desempenho profissional em todas as áreas da organização.

O princípio básico da avaliação de desempenho é de que a responsabilidade pelo desempenho da empresa é, em primeiro lugar, da alta administração e, em segundo lugar, do gestor de cada área da empresa, dentro dos limites de autoridade e poder conferidos a cada gestor.
 
Por que avaliar o desempenho?

Toda pessoa precisa receber feedback a respeito de seu desempenho para saber como está fazendo seu trabalho e fazer as devidas correções. Sem essa retroação, as pessoas caminham às cegas. Também a organização precisa saber como as pessoas desempenham as suas atividades para ter uma idéia de suas potencialidades. Assim, pessoas e organizações precisam conhecer tudo a respeito de seu desempenho. As principais razões pelas quais as organizações estão preocupadas em avaliar o desempenho de seus colaboradores são:

1.      Recompensas:
2.      Retroação:
3.      Desenvolvimento:
4.      Relacionamento:
5.      Percepção:
6.      Potencial de Desenvolvimento:
7.      Aconselhamento:
 
Aplicações da Avaliação do Desempenho
A avaliação do desempenho tem várias aplicações e propósitos, tais como:

1.      Processos de agregar pessoas
2.      Processos de aplicar pessoas
3.      Processos de recompensar pessoas
4.      Processos de desenvolver pessoas
5.      Processos de manter pessoas
6.      Processos de monitorar pessoas
 
A DPTotal oferece as empresas essa ferramenta que auxilia as empresas na avaliação e acompanhamento do desempenho dos seus funcionários.